ESPAÇO GAIA

RUA ELÍDIA ANA DE CAMPOS 399 TAQUARAL - CAMPINAS

PONTO GATILHO

PONTO GATILHO

PONTO-GATILHO OU TRIGGER POINT


Considera-se ponto gatilho um ponto localizado no músculo hipersensível, muito tenso e irritável. O ponto gatilho é uma área muito sensível a pressão e pode desencadear episódios de dor em outras partes do corpo.Eles podem aparecer em qualquer órgão que possua tecido muscular. 
Para tratar é essencial ter um bom conhecimento de anatomia.
Hoje existem recursos manuais para trabalhar esses pontos com excelentes resultados que são as massagens.
Entretanto, não há tratamento melhor para evitar a recidiva dos pontos do que a mudança dos hábitos de vida que proporcionam sobrecarga ou mau uso do sistema muscular.
A massagem pode reverter momentaneamente  o quadro, oxigenando o músculo e deixando-o mais flexível.
Uma tensão muscular regular e prolongada no dia a dia podem provocar a formação do ponto gatilho (trabalho ao computador, falar ao telefone, ficar muito tempo sentado, estresse),atividades repetitivas, excesso de trabalho, posições viciosas são os principais causadores .
É importante o tratamento regular do corpo com massagens, alongamentos , exercícios físicos e muitas respirações prolongadas.

Os pontos-gatilho podem aparecer em qualquer órgão que possua tecido muscular no corpo, desde vísceras até tendões e músculos. Entretanto, é de difícil diagnóstico, já que exames complementares como ultrassonografia e ressonância magnética não são capazes de detectá-los. 
 Como trata-los
 A massagem terapêutica utilizada pela Dra.Vera Paranhos, consiste em um relaxamento inicial dos músculos periféricos e depois dos mais profundos.O aquecimento das fibras musculares com o deslizamento forte das mãos sobre o nódulo doloroso tende a relaxar a região dolorida .Em seguida é aplicada  a técnica de ponto gatilho. Utiliza-se como instrumento a ponta dosdedos ou o cotovelo posicionados bem em cima do nódulo por cerca de 30 segundos a um minuto. A técnica é dolorida , mas eficaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário